quinta-feira, março 26, 2009

Panacota de coco

A panacota caracteriza-se por ser um creme cozido que tem um pouco da textura do pudim. Esta sobremesa tem origem italiana mas pelo que me apercebi a zona concreta é um pouco incerta, tendo lido que provinha tanto das regiões de Piemonte e Lombardia ou da cidade Val D´Aosta. Enquanto procurava informações sobre a origem da panacota, descobri que a história da cozinha italiana tem mais de 2000 anos. Uma coisa que já me tinha apercebido, é que cada região tem a sua cozinha e produtos característicos e esta diversidade apareceu após a queda do império romano.


Resolvi fazer esta panacota, pois já algum tempo que andava a ansiar por uma panacota de coco a acompanhar com tiras de folhado de açúcar, canela e geleia de framboesa (não perguntem porquê). Assim, aqui vai a receita:

Ingredientes:
1 lata de leite de coco (400 ml)
50 g de açúcar
300 ml de leite
4 folhas de gelatina


Coloca-se numa panela o leite de coco, o açúcar e 200 ml de leite. Põe-se a aquecer, sem deixar ferver, com lume baixo e mexendo sempre. Retira-se do lume e deixa-se repousar, tapado, durante 1 hora.
À parte, aquece-se 100 ml de leite e dissolve-se as 4 folhas de gelatina. Junta-se ao preparado anterior. Coloca-se em forminhas (eu prefiro sempre as de silicone).



Coloca-se no frigorífico durante 3 horas ou até a panacota ficar consistente. Para acompanhar, fiz umas tiras de folhado com açúcar e canela e coloquei geleia de framboesa. No entanto poderão acompanhar com chocolate picante ou um molho de fruta (morangos, frutos silvestres...). Com esta receita fiz 17 panacotas.

2 comentários:

  1. e eu que não tenho ido ao ginásio.... mas assim como assim toda a gente me diz sempre que estou muito magro!!!!!!!!!!!!!

    o Nuno mandou-te beijinhos!!

    eu tb mando!!!

    ResponderEliminar
  2. hmm... só agora vi isto, e está tudo fechado ao domingo aqui! não tenho ingredientes para me pôr a experimentar!! :( ***

    ResponderEliminar