domingo, maio 17, 2009

Cestos de queijo com camarão


Estes cestos de queijo foram uma experiência inventada na própria hora.
Há uns dias, fomos jantar a casa de uns amigos e fiquei encarregue de fazer a entrada. O meu amigo ligou-me a dizer que estava a fazer compras e que eu tinha de decidir o que queria fazer para a entrada. Em minutos tive que inventar uma receita e dar-lhe a lista do que precisava. Mas isto não foi o mais complicado. Já me tinham dito como se faziam cestos de queijo mas sem grandes pormenores, e então, munida dos utensílios dos meus amigos e ocupando a sua cozinha lá resolvi experimentar.

Ingredientes:
500 g de queijo emmental
rúcula
azeite
camarão médio
sal
oregãos e salsa


Coloca-se uma frigideira ao lume até aquecer. De seguida polvilha-se a base da frigideira com o queijo ralado de forma a ter uma camada uniforme. Deixa-se ao lume e só se retira o queijo da frigideira quando este, estiver a formar uma camada mais dura. Tira-se o queijo e coloca-se em cima de um copo virado. Para fazer peso e dar forma, põe-se uma tigela em cima do copo. Passado um tempo o queijo está rijo e retira-se do copo.
Após os cestos estarem feitos, coloca-se azeite numa frigideira com o camarão, oregãos e salsa. Tempera-se a gosto. Lava-se a rúcula, tempera-se e coloca-se uma camada nos cestos de queijo. Por cima põem-se os camarões quando estiverem fritos. Abre-se um tomate cereja e coloca-se na cesta.
A quantidade de cestos vai variar com a quantidade de queijo que se colocar na frigideira. Se for muito, poderão tornar-se um pouco enjoativos, porém se for pouco os cestos tornar-se-ão mais frágeis. Posteriormente, também experimentei com queijo de São Jorge picante, o que resultou bastante bem, porém é um queijo muito mais gordoroso.

6 comentários:

  1. nham nham nham parece-me mto muuuuuuuuuuuuuuuito bem :)

    ResponderEliminar
  2. Bonita apresentação, irei experimentar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Coisas Minhas:
    Poderás experimentar com outro queijo qualquer, se quiseres, mas quanto mais gordurosos mais dificil se torna de fazer o cesto e no final no ficam muito secos. Experimenta. O processo é muito engraçado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vou testar e colocarei nhoque.

    ResponderEliminar
  5. Espero que gostes, José. Depois conta como ficou.
    Obrigada pelo comentário.
    rita

    ResponderEliminar