domingo, janeiro 10, 2010

Muffins de maçã e especiarias

E cá estou eu de volta, depois de uma grande mudança de vida. Espero agora ter mais tempo para me dedicar ao meu blogue :) . Para o meu regresso, trago-vos uns muffins de maçã com noz moscada que foi tirada do livro Le Gordon Bleu- Receitas Caseiras- Muffins.



Costumo fazer estes muffins para as festas de família e são deliciosos para acompanhar com queijo (especialmente se for um queijo picante). Aqui vai a receita:

Ingredientes:
225 g de farinha com fermento
150 g de farinha sem fermento
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
155 g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de mel
2 ovos
170 ml de leite
3 maçãs verdes

Para polvilhar:
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de açúcar

Peneira-se as farinhas e o fermento para dentro de uma tigela grande. Junta-se a canela, nóz-moscada e o açúcar. Faz-se uma cova no centro. Descasca-se as maçãs e corta-se em pedaços pequenos.
Num tacho derrete-se a manteiga com o mel, em lume brando, até obter uma mistura homogénea. Bate-se os ovos com o leite noutro recipiente.
De uma só vez, coloca-se a manteiga com o mel, os ovos com o leite e as maçãs na mistura da farinha. Mexe-se com uma colher até os ingredientes ficarem juntos (não mexer demasiado, terá de ficar com grumos).
Enche-se as formas de muffins até 3/4 (eu costumo usar as de silicone que não precisam de manteiga). Por fim, polvilhar com a mistura de canela e açúcar e levar ao forno. Estarão prontos quando um palito introduzido no centro do muffin sair limpo. Deixar arrefecer um pouco e estão prontos para ser comidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário