domingo, maio 30, 2010

Bolo de chocolate com decorações de chocolate picante

Um Natal, os tios juntaram-se e resolveram dar o mesmo livro a todos os sobrinhos. O livro escolhido foi "Na Roça com os Tachos" de João Carlos Silva. Por coincidência tínhamos estado em São Tomé nesse ano e o livro serviu para recordar o que provámos. A partir desse Natal este bolo de chocolate tornou-se uma presença constante cá em casa. Desta vez resolvi acompanhar com decorações de chocolate picante. Aqui vai, com algumas alterações:


Ingredientes:
200 g de chocolate de culinária
200 g de açúcar amarelo
200 g de farinha sem fermento
4 ovos
200 g de manteiga (por vezes, faço com manteiga de soja, mas com manteiga normal fica indubitavelmente melhor)


Derrete-se o chocolate com a manteiga. Bate-se os ovos com o açúcar usando as varas de metal. Junta-se a mistura de chocolate à mistura de ovos e mexe-se. Depois junta-se a farinha peneirada. Bate-se sempre com as varas. Coloca-se a mistura numa forma untada com manteiga e farinha e vai ao forno pré-aquecido a 200 graus. Retira-se do forno antes do bolo estar completamente cozido, pois tem de ficar húmido por dentro.

Decorações de chocolate picante...



Ingredientes:
100 g de chocolate de culinária
1 colher de café de piri-piri
1/2 colher de café de baunilha

Derrete-se o chocolate com o piri-piri e a essência de baunilha. Deixa-se arrefecer um pouco e coloca-se num saco de pasteleiro e depois é só criar em cima de um papel vegetal. Deixa-se arrefecer e coloca-se no bolo depois de frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário