sábado, junho 12, 2010

Cheesecake com puré de damascos

Durante muito tempo, comi muitos cheesecakes instantâneos com uma amiga. Na semana passada, jantámos juntas e resolvi fazer um cheesecake. Assim surgiu esta receita, que acompanhei com um puré de damascos.




Ingredientes:
3/4 pacote de bolachas Maria
50 g de manteiga
1 colher de sopa de Cointreau
125 g de queijo creme
100 g de natas
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar amarelo
1 folha de gelatina

Esmaga-se as bolachas Maria com um rolo da massa (colocam-se as bolachas dentro de um saco e esmagam-se com o rolo. Também se pode utilizar uma picadora). Junta-se às bolachas a manteiga e o Cointreau até ficar uma massa. Coloca-se essa massa numa forma e vai ao frigorífico.
Com uma batedeira eléctrica, bate-se o queijo creme, as natas e o açúcar até formar um creme. Demolha-se a folha de gelatina em água. Retira-se a folha de gelatina e espreme-se, de forma a retirar o excedente de água. O restante da folha de gelatina é aquecido no microondas durante 10 segundos. Retira-se um pouco da mistura do queijo com as natas e mistura-se com a folha de gelatina aquecida. Depois de misturado, adiciona-se à restante mistura de queijo com natas. Coloca-se na forma, que já tem a bolacha e vai ao frigorífico.


Esta é a base do cheesecake. Pode-se servir com uma variedade de frutas ou até mesmo chocolate amargo. Desta vez acompanhei com um puré de damascos.




Ingredientes:
6 damascos
1 colher de sopa de água 
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar amarelo


Num copo, coloca-se os damascos descascados, a água e o açúcar. Bate-se tudo com a varinha mágica e vai ao frigorífico.

2 comentários:

  1. Olá Rita,
    Obrigada pela sugestão, que é muito boa, ainda por cima eu sou fã de cheese cake, mas a receita que eu vou fazer tem que fazer parte da cozinha tradicional portuguesa.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Moira :)

    Desculpa, mas não me tinha percebido que a receita tinha de ser portuguesa.
    Espero que tenhas encontrado uma receita a tempo e que tudo tenha corrido bem.

    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar