quinta-feira, Janeiro 28, 2010

Gnochi com vegetais e nozes

Não tenho muitas palavras para descrever esta receita. Apeteceu-me gnochi...




Ingredientes:
1 tigela de sopa de cenoura cortada à juliana
1 tigela de sopa de cogumelos fatiados
1 tigela de sopa de brócolos fatiados
1 cebola
3 alhos
2 folhas de couve chinesa cortada à juliana
50 g de mozarella
2 tomates pelados
1/2 tigela de sopa de nozes
gnochi
sal e pimenta a gosto

Refoga-se a cebola com o alho. Junta-se a cenoura, os brócolos e a couve chinesa. Quando estiverem quase prontos, junta-se os cogumelos. Passado um tempo junta-se o tomate pelado. Tempera-se com sal e pimenta. Entretanto coze-se os gnochis numa panela à parte. Quando os gnochis estiverem prontos junta-se o queijo mozarella à mistura de vegetais e posteriormente as nozes... E já está pronto para comer.





segunda-feira, Janeiro 25, 2010

Trufas Picantes!

Depois de fazer um curso de 25 horas de Bombons de chocolate, resolvi improvisar e assim nasceram umas trufas picantes. As opiniões foram diversas: desde muito picante... a pouco picante... a maravilhosas.
Aqui vai a receita (depois digam o que acham...)

Ingredientes:
125 g de natas
600 g de chocolate de culinária
1 colher de chá de piri-piri
2 colheres de chá de baunilha
cacau em pó

Ferve-se as natas com o piri-piri e a baunilha. Retira-se do fogão e adiciona-se 300 g de chocolate cortado aos pedaços. Mistura-se até o chocolate estar derretido. Vai ao frigorífico.
Retirar do frio, quando o recheio tiver consistente, para fazer bolas.
Depois de fazer as bolas, faz-se a têmpera do restante chocolate (derreter a 45 graus e depois arrefecer a 32 graus numa bancada com a ajuda de espátulas) . Cobrir as bolas com o chocolate derretido e com ajuda de um garfo, retirar o excesso da cobertura (bater o garfo no recipiente de forma a escorrer o excesso de chocolate). Por fim, envolver a bola em cacau em pó num tabuleiro.
Esperar um pouco para a cobertura enrijecer e estão prontos a comer. Experimentem com vinho tinto ou cognac.

domingo, Janeiro 10, 2010

Muffins de maçã e especiarias

E cá estou eu de volta, depois de uma grande mudança de vida. Espero agora ter mais tempo para me dedicar ao meu blogue :) . Para o meu regresso, trago-vos uns muffins de maçã com noz moscada que foi tirada do livro Le Gordon Bleu- Receitas Caseiras- Muffins.



Costumo fazer estes muffins para as festas de família e são deliciosos para acompanhar com queijo (especialmente se for um queijo picante). Aqui vai a receita:

Ingredientes:
225 g de farinha com fermento
150 g de farinha sem fermento
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
155 g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de mel
2 ovos
170 ml de leite
3 maçãs verdes

Para polvilhar:
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de açúcar

Peneira-se as farinhas e o fermento para dentro de uma tigela grande. Junta-se a canela, nóz-moscada e o açúcar. Faz-se uma cova no centro. Descasca-se as maçãs e corta-se em pedaços pequenos.
Num tacho derrete-se a manteiga com o mel, em lume brando, até obter uma mistura homogénea. Bate-se os ovos com o leite noutro recipiente.
De uma só vez, coloca-se a manteiga com o mel, os ovos com o leite e as maçãs na mistura da farinha. Mexe-se com uma colher até os ingredientes ficarem juntos (não mexer demasiado, terá de ficar com grumos).
Enche-se as formas de muffins até 3/4 (eu costumo usar as de silicone que não precisam de manteiga). Por fim, polvilhar com a mistura de canela e açúcar e levar ao forno. Estarão prontos quando um palito introduzido no centro do muffin sair limpo. Deixar arrefecer um pouco e estão prontos para ser comidos.