segunda-feira, abril 26, 2010

Pastel de maçã com crosta de queijo

Já tinha ouvido falar em tartes doces com uma crosta de queijo e sempre fiquei curiosa. Resolvi experimentar com maçã. A esta receita chamei-a de pastel de maçã devido à sua forma. Aqui vai:

Ingredientes:
6 maçãs pequenas
raspa de meia laranja
1 massa folhada fresca
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de açúcar amarelo
canela a gosto
queijo mozzarella parmigiano ralado

Descasca-se as maçãs e corta-se em pedaços pequenos. Numa taça, envolve-se as maçãs cortadas com a farinha, o açúcar, a raspa de meia laranja e a canela a gosto. Coloca-se o recheio em metade da massa folhada e cobre-se com a outra metade. Fecha-se a empada e cobre-se com o queijo mozarella ralado. Com uma faca, abre-se vários buracos na empada, para os vapores da maçã saírem. Vai ao forno a 150 graus até ficar pronta.
Pode ser comida fria ou quente (acompanhada com gelado).



quinta-feira, abril 22, 2010

Wrap de Atum com sumo natural e sobremesa de iogurte

Esta é uma refeição ideal para ser comida fora de casa (de preferência num jardim). Bastante rápida de fazer, saudável e saborosa começa com o Wrap de atum a acompanhar com doce natural de cenoura e maçã e termina com um crumble de iogurte de soja. Aqui vão as receitas:

Wrap de Atum




Ingredientes:
2 latas de atum
1 lata de cogumelos laminados
1 tomate
1 maçã
2 cenouras
4 tortilhas
folhas de alface
azeite
sal e pimenta q.b.

Prepara-se todos os alimentos e coloca-se em taças (lava-se e corta-se a alface em tiras finas, corta-se o tomate e a maçã ao meio e corta-se em fatias finas cada metade, descasca-se as cenouras e corta-se em fatias muito finas). Coloca-se a tortilha num prato e começa-se a rechear com o tomate, a alface, o atum e os cogumelos laminados. Tempera-se com azeite, sal e pimenta ao gosto. Acaba-se de rechear com a maçã. Começa-se a enrolar, quando se termina a primeira volta, dobra-se as pontas de forma a ficar fechado quando se terminar de enrolar. Depois de enrolar, corta-se ao meio e coloca-se numa caixa.


Para acompanhar fiz um sumo de cenoura com maçã:

Ingredientes:
3 maçãs grandes
4 cenouras

Tira-se as sementes às maçãs, previamente lavadas, e corta-se de forma a caberem na centrifugadora. Descasca-se as cenouras. Colocar tudo na centrifugadora. Esta receita dá para um copo e meio. Eu enchi uma garrafa pequena de água.

E para terminar, uma sobremesa...



Ingredientes:
2 iogurtes de soja (sabor a gosto... eu usei um de frutos silvestres e um de goiaba com alperce)
cereais (tipo cruesli)
3 bolachas (tipo tostadas)

Coloca-se uma camada de cereais dentro de duas caixas. Verte-se os iogurtes (cada um numa caixa) e coloca-se as bolachas esmagadas por cima.



E já está... É uma refeição muito boa para se comer num jardim.