domingo, maio 03, 2009

Tarte de frango com queijo de cabra

Recentemente comprei o Manual Prático de Pastelaria de Catherine Atkinson. Gostei bastante do livro, especialmente após ter feito uma massa quebrada em 15 minutos e o resultado ter sido bastante positivo. Já me tinham comentado que a Pastelaria é como uma ciência, existem certos truques que quando descurados o resultado poderá ser desastroso.
Segundo Catherine Atkinson, a pastelaria era já confeccionada no século V antes de Cristo. Tanto os gregos como os romanos usavam azeite em vez de manteiga, o que impossibilitava de trabalharem a massa como o fazemos actualmente. Inicialmente faziam massa com farinha e água e esta servia simplesmente como uma caixa de modo a não se perderem os sucos da comida. Após a confecção, a massa, era partida e deitada fora.

Após ter folheado todo o livro, surgiu-me esta receita de uma tarte de frango com massa quebrada temperada com pimenta. Aqui vai:


Ingredientes:
225 g de farinha de trigo
sal
115 g de manteiga fria
45 ml de água fria
pimenta preta em grão
2 dentes de alho
2 peitos de peru
vinho branco
3 ovos
salsa picada
150 g de azeitonas pretas descaroçadas
1 queijo de cabra (tipo Palhais)
1 pacote de natas

Peneira-se a farinha com o sal para dentro de uma tigela. Corta-se a manteiga fria aos cubos e envolve-se na farinha. Amassa-se até ficar com aspecto de miolo de pão esfarelado. Rega-se a mistura uniformemente com a água fria e mistura-se tudo com um garfo. Os ingredientes devem apenas ficar envolvidos. Nesta fase, coloca-se pimenta moída. Amassa-se a mistura, com a mão, até ficar macia. Envolve-se a massa em película aderente e leva-se ao frigorífico durante 30 minutos.
Cortam-se os dentes de alho em pedaços pequenos e os peitos de frango em cubos. Numa frigideira adiciona-se azeite e quando este tiver quente colocam-se os alhos. De seguida coloca-se o frango e tempera-se com sal a gosto e junta-se a azeitonas. Após um tempo a refugar coloca-se vinho branco. Quando o frango estiver pronto junta-se salsa picada.
Estende-se a massa numa bancada fria e coloca-se nas forminhas (pode-se fazer uma tarte grande se se preferir).
Numa tigela junta-se o queijo de cabra cortado em cubos finos, 3 ovos, 1 pacote de natas e a mistura do frango. Coloca-se esta mistura nas forminhas e vai ao forno a 200ºC até a massa e o recheio estarem dourados.
Com esta receita fiz 10 tartes
.

Sem comentários:

Enviar um comentário