domingo, maio 16, 2010

Um monte de crepes

Um domingo a arrumar a casa que terminou com um monte de crepes para consolar a barriga :)
Para mim fazer crepes era sempre um mito: achava que nunca conseguiria fazer uma boa massa e que o virar o crepe na frigideira seria um desastre completo. A verdade é que quando cozinho já espalho bastante as coisas, inclusive a sujidade (está provado que é genético... e que deve ser uma característica dominante na minha família). Só de pensar em virar os crepes para o ar começava a imaginar o desastre a acontecer. Porém um dia achei que tinha que vencer esse medo e lá os ataquei na frigideira. A receita que utilizei foi do Jamie Olivier e devo confessar que a primeira vez que vi a receita fiquei muito céptica, pois achei que era muito simples. Mas na verdade a receita é perfeita. O truque é usar a mesma caneca para a farinha e para o leite. Aqui vai:


Ingredientes:
1 ovo
1 caneca de farinha (com ou sem fermento)
1 caneca de leite
1 pitada de sal (acrescentado à receita)

Numa tigela grande coloca-se o ovo e uma medida igual de farinha e de leite. Bate-se tudo com varas de metal. Vai ao frigorífico 15 minutos.
Aquece-se a frigideira e pincela-se com manteiga já derretida ou óleo. Se utilizar o óleo retire o excesso na frigideira com um papel absorvente. Com a ajuda de uma concha coloca-se a massa na frigideira e ao mesmo tempo inclina-se a frigideira para os vários lados de forma à massa ficar distribuída homogeneamente. Com uma espátula levantar uma ponta do crepe e com a ajuda dos dedos (e rapidamente) virar o crepe. Por norma, o primeiro crepe sai sempre uma desgraça, mas não se pode desanimar... :)
Pode-se acompanhar com doce ou salgado, mas eu continuo a preferir com chocolate. Este monte de crepes foi feito com a receita a dobrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário