quinta-feira, junho 03, 2010

Entrecosto com risoto de queijo e redução de vinho do Porto

Por norma, quando penso em cozinha penso sempre em doces. A pastelaria tem muito significado na minha vida. Para tentar fugir um pouco às sobremesas, nasceu esta receita. No entanto, a redução de vinho do Porto veio dar um toque doce a este prato :).



Ingredientes (para 6 pessoas):
1 kg e 800 g de entrecosto para assar no forno
3 colheres de sopa de vinha de alho
vinho branco
2 folhas de louro
300 g arroz para risoto
queijo emmental ralado (eu prefiro ralar o queijo do que comprar já ralado)
2 cubos de caldo de vegetais
300 ml de vinho do Porto
3 colheres de sopa de açúcar

Faz-se uns cortes no entrecosto e coloca-se num tabuleiro para assar (eu usei um de barro). Depois tempera-se com a vinha de alho, as folhas de louro e rega-se com vinho branco. Vai ao frigorífico (no mínimo 5 horas).
Coloca-se o vinho do Porto e o açúcar numa panela em lume médio. Sem ferver deixa-se reduzir o volume até ficar com aspecto de calda. Deixa-se arrefecer. É preciso muito cuidado para achar o ponto correcto da redução. Se ainda tiver muito líquida, é porque ainda não está. Mas, se começar a formar uma espuma significa que vai ficar um xarope, tornando-se assim muito espesso. Caso isto aconteça,  não se consegue servir. Nesta situação, coloca-se uns segundos no micro-ondas para o tornar mais líquido. 
Coloca-se um fio de azeite e o arroz de risoto numa panela até este ficar frito. Verte-se o vinho branco de forma a cobrir todo o arroz. Numa panela à parte, mistura-se os dois cubos de caldo de vegetais e 1 litro de água a ferver. Deixa-se em lume brando. Quando o vinho evaporar, coloca-se pequenas quantidades da água com o caldo, mexendo sempre. Quando o arroz estiver pronto coloca-se o queijo ralado e desliga-se o gás. (Atenção que o risoto continua a cozer na panela e no prato, o que significa que convêm desligar o gás quando estiver al dente. Por esta razão o risoto não deve ser feito com antecedência).
Serve-se o arroz e o entrecosto e por fim enfeita-se o prato com a redução de vinho do Porto, colocando-se, também, por cima do arroz.

Sem comentários:

Enviar um comentário